Esta abordagem é caracterizada e
idealizada por Kunz (1994) que ao descrever esta adverte que deve ser
necessariamente acompanhada de uma didática comunicativa, pois ela deverá
fundamentar a função do esclarecimento e da prevalência racional de todo agir
educacional [...] O aluno enquanto sujeito do processo de ensino deve ser
capacitado para sua participação na vida social, cultural e esportiva, o que
significa a aquisição de uma capacidade de ação funcional, mas também de
reconhecer e problematizar sentidos e significados nesta vida, através da
reflexão critica [...] Maioridade ou Emancipação devem ser colocadas como
tarefa fundamenta da educação (p..29-31). Para que o aluno deixe o estado
de menor idade inicial, Kunz (1994) alerta, que é preciso que o aluno sofra um
tipo de coerção do professor, ou seja, em certos momentos dificultar as ações
do aluno, para que o mesmo sinta-se não-esclarecido e com isso se desperte
do estado de menoridade inicial, e assim busque uma condição emancipada.
Na abordagem crítico-emancipatória
são vistas três competências nas quais se deve trabalhar com o aluno a
objetiva, social e comunicativa. A competência objetiva diz respeito ao que o
aluno deverá receber entre conhecimentos e informações, também esta competência
mostra que o aluno precisa treinar destrezas e diferentes técnicas que sejam
racionais e eficientes, e que precisa aprender estratégias para ter suas ações
feitas com competência. Já na competência social o aluno deverá compreender as
diferentes relações que o homem tem em uma sociedade, como relações histórias,
culturais, sociais, também deve entender os problemas que o norteiam e as
contradições das relações que habitam ao seu redor. Por fim esta competência
trata de estabelecer conhecimentos que o aluno ira utilizar em sua vida em
comunidade. Enquanto a competência comunicativa é importante salientar que o
ser humano utiliza a linguagem verbal, porém ela é apenas umas das linguagens
que podem ser usadas. O movimento se exprime em forma de linguagem, a criança,
por exemplo, se manifesta e se comunica através de seus movimentos, pois
sabemos que sua capacidade de se expressar corporalmente é indiscutível.
Referências bibliograficas
KUNZ, Elenor. Didática da Educação Física 1/Org.. —3.ed.—Ijuí: Ed. Unijuí, 2003—160p.:il.—(coleção educação física).
Transformação didático-pedagógica do esporte. 5.ed.- Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário