quarta-feira, 25 de maio de 2016

Quais conteúdos têm sido trabalhados nos últimos 10 anos na Educação Física escolar brasileira? Como esses conteúdos influenciam na dinâmica do currículo vivido pelo professor de Educação Física?

Nos últimos anos, a Educação Física vem passando por transformações quanto à seleção dos conteúdos no âmbito escolar, visando o desenvolvimento e à socialização adequada do aluno. Algumas leituras, como “Coletivo de autores (1992)”, nos mostra como a Educação Física, ao longo dos séculos vêm passando por diversas transformações com relação ao seu enfoque. Dentre as que mais se destacaram é a higienista e a militarista. Com o passar dos anos, observamos um enfoque mais humano em seu conteúdo. A influência na dinâmica vivida pelo professor é muito maior que um século atrás, pois o ciclo dos conteúdos têm sido maior, fato que demanda uma maior preparação do professor e um estudo mais contínuo. A Educação física atual no Brasil tem buscado o desenvolvimento humano, a socialização, a interação entre pessoas, o respeito às diferenças, sejam elas raciais, sociais, religiosas, sexuais etc., sem esquecer-se de conteúdos relacionado às práticas corporais. Buscando ainda incentivar uma análise crítica do cotidiano em que o aluno está inserido, onde ele não busque apenas a aceitar o que lhe é proposto, mas sim questionar e porque não formular sua própria opinião, abandonando aqueles conteúdos de tempos não muito remotos, que incentivavam apenas a dicas de saúde e asseio pessoal, ou a alto desempenho esportivo, por exemplo.



REFERÊNCIAS

BRACHT, Valter. A Educação Física no Ensino Fundamental. In: Seminário Nacional: Currículo em Movimento, 1. 2010. Belo Horizonte.

DARIDO, Suraya. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. 2001. 26 f. Artigo. UNESP, Rio Claro.

PEREIRA, Maria Goretti. A motivação de adolescentes para a prática da Educação Física: Uma análise comparativa de instituição pública e privada. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2006

SILVA, Júnior Vagner; SAMPAIO, Tânia. Os conteúdos da aulas de educação física do ensino fundamental: o que mostram os estudos? R. bras. Ci. e Mov 2012;20(2):106-118.

Um comentário:

  1. Realizando a visita ao blog, observo que o mesmo atende aos critérios orientados em sala de aula.

    ResponderExcluir