A abordagem crítico-emancipatória é uma teoria discutida na disciplina de metodologia da Educação Física, baseada no livro Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (1994), tendo como idealizador Elenor Kunz.
Os conteúdos objetivados por essa tendência são expor o esporte para o aluno na educação física escolar incluindo conteúdos de caráter teórico-prático, de modo a permitir aos alunos organizarem suas práticas acerca de sua realidade social, ou seja, educando para a vida, para o esporte, para a sociedade, isso tudo de uma forma que ele não altere seu conteúdo e compreenda seu real significado do movimento específico de cada modalidade esportiva, assumindo portanto um interesse crítico-emancipatário, sempre abrangendo as dimensões do saber-saber, saber-fazer, saber-ser.
Ao contrário do que se pensa, as aulas não deve tratar o esporte como espetáculos. Os conteúdos devem ser sistematizados proporcionando uma compreensão crítica das diferentes formas de ensinação esportista, os seus interesses, os seus problemas, vinculando tudo isso ao contexto sócio-político do aluno, pois só assim, acredita-se que pode emancipar o sujeito.
A abordagem crítica emancipatória, possui três etapas no processo pedagógico, sendo a primeira delas a encenação, onde se explora as possibilidades e propriedades dos recursos didáticos, bem como também, possibilita ao aluno em descobrir estratégias diferentes para realizar as ações, possibilitando utilizar de suas vivencias sócio-emocionais para a interpretação da atividade sugerida, ou seja, nos permite fazer adaptações as aulas propostas. A segunda etapa é a problematização, que é a discussão acerca dos diversos resultados obtidos através da encenação. Por fim, temos a ampliação, que faz um levantamento das dificuldades verificadas nas ações executadas e uma construção acerca da discussão de outras possibilidades para realizá-las. Com essas estratégias, pretende construir um aluno crítico que consegue entender os objetivos propostos fazendo uma auto-avaliação, onde utiliza os conhecimentos adquiridos durante sua vida social na ajuda em soluções mais eficientes na realização da tarefa sugerida.
As vantagens dessa abordagem, é que ela utiliza o esporte como objeto de ensino, buscando sempre alcançar desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva. Também, se faz o uso de materiais alternativos como forma de adaptar as aulas. Como desvantagens, podemos citar que as aulas trabalha apenas o esporte como conteúdos, privando os alunos da parte técnica desses conteúdos trabalhados nas aulas.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=lkKQjRcR3zg
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=lkKQjRcR3zg
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muito bom: foi de muita ajuda para mim
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