quinta-feira, 28 de abril de 2016

"A capoeira a partir da abordagem crítico-emancipatória: vivenciando e praticando"

O artigo aborda a necessidade de um ensino voltado ao âmbito social e político, ou seja, na construção social do indivíduo e de que maneira a Educação Física pode potencializar esse aprendizado. Utilizando-se da capoeira para que os estudantes possam compreender diferenças sociais, étnicas, religiosas. Devido ao fato de a capoeira incorporar a diversidade da cultura brasileira, sendo um meio de integração social e de maneira a resgar a cultura brasileira.

A importância da Educação Física escolar vem do fato dela formar a identidade do aluno, sendo onde muitos veem nela o exemplo de cidadania. “[...] a abordagem crítico-emancipatória é uma abordagem utilizada na Educação Física, esta se exprime em um processo de libertação do aluno de condições que possam limitá-lo ao uso da razão crítica.” (SEARA, 2010). Ou seja, o papel da Educação Física escolar é fundamental para a formação do aluno, sobretudo nas séries iniciais, que é o momento que ele “[...] começa a ter mais noção de suas atitudes e também tem uma melhor compreensão de questões sociais e de vida cotidiana [...]”(SEARA, 2010).

A abordagem crítico-emancipatória é utilizada na Educação Física , com o objetivo de levar ao aluno a se libertar de fatos que possam ater o uso da razão crítica. Nesta abordagem, existem três competências nas quais o professor deve trabalhar com o aluno:
  • Objetiva: “[...] diz respeito ao que o aluno deverá receber entre conhecimentos e informações, também esta competência mostra que o aluno precisa treinar destrezas e diferentes técnicas que sejam racionais e eficientes, e que precisa aprender estratégias para ter suas ações feitas com competência.” (SEARA, 2010)
  • ·    Social: “[...] o aluno deverá compreender as diferentes relações que o homem tem em uma sociedade, como relações histórias, culturais, sociais, também deve entender os problemas que o norteiam e as contradições das relações que habitam ao seu redor. Por fim esta competência trata de estabelecer conhecimentos que o aluno ira utilizar em sua vida em comunidade.” (SEARA, 2010).
  • ·  Comunicativa: “[...] é importante salientar que o ser humano utiliza a linguagem verbal, porém ela é apenas umas das linguagens que podem ser usadas. O movimento se exprime em forma de linguagem, a criança, por exemplo, se manifesta e se comunica através de seus movimentos, pois sabemos que sua capacidade de se expressar corporalmente é indiscutível.” (SEARA, 2010).

Esta última, de suma importância, dada a necessidade de reflexão que há nesse processo, pois o ato de se comunicar engloba saber se expressar e saber compreender. Esse processo soltar-se a ação de um pensamento-crítico.


Apesar de pouco tradicional, o ensino da Capoeira nas aulas de educação física, se mostra muito interessante pelos diversos aspectos que ela engloba, como o resgate histórico-cultural brasileiro, bem como sua utilização para a compreensão do mundo atual e o seu uso no método crítico-emancipatório. Aulas que fogem aos padrões, com atividades inovadoras e prazerosas se tornam mais viáveis e com uma recepção mais amigável dos alunos.
Este texto, é um breve resumo do artigo "A capoeira a partir da abordagem crítico-emancipatória: vivenciando e praticando", escrito pelo professor Eliton Clayton Rufino Seara.


Que pode ser encontrado na íntegra, no link: 

4 comentários:

  1. Legal o Blog, tem um texto novo meu:http://cac-php.unioeste.br/eventos/senieeseminario/anais/Eixo4/EXPERI%C3%8ANCIA_INTERDISCIPLINAR_COM_A_CAPOEIRA_NA_EDUCACAO_FISICA_INFANTIL.pdf

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